Acção 12 de Março de 2011

Acção 12 de Março de 2011

domingo, 13 de março de 2011

INTRODUÇÃO

O movimento “A capital é nossa” pretende, porque estamos a, sensivelmente, dez meses do início da Capital Europeia da Cultura e porque sentimos que estamos, nós vimaranenses, a ser excluídos da mesma, promover a participação de todos os cidadãos do mundo que de alguma forma possam trazer cultura (todo o tipo) a este evento. Antes da chegada de alguns pretensos visionários, que constituem a organização oficial da dita, já Guimarães oferecia, em número e qualidade, vários eventos culturais de âmbito nacional e internacional que lhe permitiam uma projecção europeia e, em muitos aspectos, mundial: não nos parece que esta organização, com a sua atitude “corporativista”, tenha ou venha a acrescentar alguma coisa que os vimaranenses desconheçam!...

O movimento “A capital é nossa” é apartidário, não prega nenhum credo religioso, não pertence a nenhuma associação registada e não pretende ser contra coisa nenhuma. Porque não acreditámos nesta capital sem a participação de quem conhece o espaço, a etnografia, as diferentes valências culturais, em suma, o pulsar de um povo outrora conquistador, pretende, este grupo, somente assumir a responsabilidade colectiva de todos os que quiserem participar na Capital Europeia da Cultura com a produção/participação nos eventos.

A Capital é nossa porque esta terra, que nos pertence, há-de ser o epicentro da cultura projectada para toda a Europa. 2012 é o número mínimo de organizadores e de acontecimentos culturais que desejámos para a nossa cidade.

O que escasseia em euros sobra, muito, em ideias, sangue, suor e lágrimas. Junta-te a nós, traz as tuas ideias, o teu engenho e voluntariado que Guimarães acontece, como Capital Europeia da Cultura por direito, com ou sem organização oficial.

VIVA GUIMARÃES, VIVA PORTUGAL, VIVA A EUROPA

1 comentário:

  1. Já fazia falta, ver em Guimarães alguma coisa a mexer contra o banquetes para uns quantos em que se está a transformar a CEC. Dai-lhes com força, porque estão mesmo a pedi-las. O presidente da câmara está completamente descompensado e já não vê nada à frente dele. O Jorge Sampaio, que gosta tanto de Guimarães, está silencioso como um cuco. Será que não tem nada a dizer? Será que vamos ter mesmo que aguentar uma capital da cultura manipulada por um tal Carlos Magno e cozinhada pelos resíduos da antiga Bolsa de Derivados do Porto? Será que somos assim tão patetas que vamos permitir até ao fim que uns senhores, sem qualquer currículo nem competência na área da cultura, se venham aqui alambazar-se com algo que nos pertence e ainda acabam a gozar-nos e a rir-se de nós, chamando-nos provincianos? Por onde andais, oh gentes da minha terra? Levanta-te, Guimarães, levanta-te contra esta horda de hunos!

    ResponderEliminar